Material do Curso de Interação Humano-Computador

Olá a todos! Após um longo tempo sem publicações de novos conteúdos didáticos (peço desculpas a todos, mas não estou mais atuando como professor, mas sim como desenvolvedor de jogos em tempo integral :-) ), decidi por organizar vários escritos meus e “montar um curso” de Interação Humano-Computador.

Àqueles que desconhecem, Interação Humano-Computador trata-se de uma disciplina que busca analisar como melhor adequar as ferramentas tecnológicas às necessidades e ergonomia do homem. Sendo assim, busca-se oferecer conforto e melhor produtividade por meio da adequação da máquina ao homem.

Vale salientar que podemos aplicar os princípios de IHC não somente ao hardware, à “parte anatômica” dos equipamentos, mas sim na forma como a pessoa interage com o mesmo a fim de concluir uma tarefa. É assim que podemos estudar Interação Humano-Computador para aplicar a dispositivos eletrônicos, desktop softwares, websites, etc.

Espero desta forma vir a preencher possíveis lacunas ou ao menos tentar trazer um pouco de minha experiência profissional para aqueles que estão interessados em tal assunto.

Os artigos do curso serão elaborados e publicados gradativamente aqui, infelizmente sem data prevista para cada uma delas, já que o estarei fazendo em minhas horas vagas.

Por sorte, tenho material suficiente para a parte inicial, que estarei extraindo da monografia que escrevi em conjunto com meu amigo Frederico Santos do Vale.

Aula 1 - Uma Introdução à Interação Humano-Computador

Aula 2 - Ergonomia - Parte 1

Aula 3 - Ergonomia - Parte 2

Aula 4 - Usabilidade

4 Responses to “Material do Curso de Interação Humano-Computador”

  1. Uma Introdução à Interação Humano-Computador | Giga Mundo - Computação Says:

    [...] pertencente ao Material do curso de Interação Humano-Computador] Se você gostou deste artigo, que tal…Princípios de Design para Serviços de Busca [...]

  2. Ergonomia - Parte 2 | Giga Mundo - Computação Says:

    [...] pertencente ao Material do curso de Interação Humano-Computador] Se você gostou deste artigo, que tal…Ergonomia - Parte 1Uma Introdução à Interação [...]

  3. Ergonomia - Parte 1 | Giga Mundo - Computação Says:

    [...] pertencente ao Material do curso de Interação Humano-Computador] Se você gostou deste artigo, que tal…Ergonomia - Parte 2Material do Curso de Interação [...]

  4. Usabilidade | Giga Mundo - Computação Says:

    [...] pertencente ao Material do curso de Interação Humano-Computador] Se você gostou deste artigo, que tal…Ergonomia - Parte 2Interação Humano-Computador (IHC) e [...]

Leave a Reply

Powered by WP Hashcash